quarta-feira, 30 de março de 2011

Macho ou fêmea?


  • Para saber se seu hamster é um macho ou uma fêmea,siga a imagem abaixo:

  • Vire seu hamster de pernas para cima e observe os dois orifícios perto do rabinho:



  • *O macho possui estes dois orifícios longe um do outro.Normalmente a distância é de 1,5 a 2 cm.O macho também possui a glândula de odor,que se localiza bem no meio da barriga,se o hamster for um anão russo,ou nos quadris,se for um hamster sírio.A glândula parece uma ferida,mas não é. Percebam também que o macho adulto é mais comprido no final que a fêmea.



  • *A fêmea possui os dois orifícios bem pertinho um do outro,e não possui a glândula de odor.A fêmea normalmente é mais agressiva e territorialista que o macho.



  • O período fértil da fêmea é de 4 em 4 dias.O período de gestação é entre 18 e 21 dias e nasce entre 4 e 9 filhotes


  • Dica:Aprenda a diferença entre macho e fêmea antes de comprar seu hamster,pois,alguns vendedores não sabem disso e podem te vender errado.

terça-feira, 29 de março de 2011

Cuidados básicos


Todo animal precisa de cuidados especiais.Principalmente os Hamsters que são hiper sensíveis e dependem de nós pra ter uma boa saúde.Então,aí vai uma lista de cuidados básicos pra ter um hamster feliz ^^


Alimentação


Ração de mistura de sementes:É uma ração própria para roedores.Nela vem girassol,amedoim,milho e várias outras sementes misturadas.Eles adoram.Deixe sempre disponível uma certa quantidade no comedouro!E não abandone ou esqueça seu hamster!Coloque comida pra ele!


Ração extrusada:Parece uma ração de cachorro,feito aqueles biscoitos.Ela vem com todos os nutrientes necessários para ele.Pode ser dado sozinha ou misturada com a ração de sementes.Procure pela marca ''Alcon''.É ótima!Recomendo.


A Alcon também tem vários outros produtos para completar a alimentação de seu hamster.


Não é só de ração que o hamster se alimenta,mas de outros petiscos que devem ser dado em pequena quantidade!



FRUTAS,LEGUMES E VERDURAS


PODE:

frutas:maçã,uva,banana,pêra,morango.

Veduras:Pepino,brócolis,espinafre,couve,acelga,chicória

leguminosas:cenoura,beterraba,nabo

peticos:semente de girassol,alpiste,milho,ovo cozido sem nenhum tempero(indicado pra hamsters grávidas),pão,bolacha de água e sal.


NÃO PODE:

frutas cítrica(acerola,laranja,limão,abacaxi,tomate,maracujá...),pêssego,abacate,melancia,alface,linguiça,salsicha,carne,amedoim em excesso,cebola,cebolinha,pimenta,fritura,mel,sorvete,chocolate,pirulito,doces,refrigerante e outras bebidas sem ser água.

Deixe sempre disponível ração.Frutas e verduras só podem ser dados no máximo 3 vezes na semana,em pequenas quantidades.Petiscos no máximo 2 vezes em pequeníssima quantidade.

Deixe água sempre disponível.Limpe o bebedouro todos os dias para tirar o limo e troque a água.


Limpeza de gaiola


Reserve uma hora por semana pra limpar a gaiola do seu hamster.Todo mundo tem uma hora da semana disponível não é?

Você vai precisar de:

-Uma esponja

-Detergente neutro

-saco plástico

-bacia

-toalha


Pegue seu hamster e coloque em uma bacia limpa.Jogue toda a areia da gaiola fora num saco plástico e coloque no lixo.Lave bem todos os objetos da gaiola com uma esponja limpa e detergente neutro.Não deixe faltar uma sujeira.Seque tudo com uma toalha.Se preferir seque com um secador ou coloque ao sol para secar bem.


Depois de seca coloque a areia,ou a serragem e coloque os objetos e volte seu hamster.Não esqueça de lavar o comedouro e o bebedouro também.


Outros cuidados

-Não deixe seu hamster tomar sol ou ficar no frio

-Não dê banho em seu hamster!!Ele pode morrer de pneumonia!

-Não deixe seu hamster em local com cheiro forte

-Sementes de girassol,no máximo,6 por dia.Pois,a semente é bastante oleosa

-Evitar amedoim.Mesmo motivo do girassol

-Não use pó para banho de chinchila!É perigoso para um hamster

-Não utilize a hamster ball.É uma tortura!

-Deixe ele passear um pouco pela casa.Para desestressar

-Morder no início é normal,mas com o tempo,ele se acostuma com você.Caso ele te morda,não o jogue para longe!Assopre ele pra soltar

-Veterinário é sempre necessário em emergências

-Não pegue seu hamster na mão o tempo todo,ele é mais um animal para se observar

-Não o pegue quando ele estive comendo ou dormindo

-Não fale alto perto dele.Eles têm ótima audição

-Não o deixe perto de outros animais como cachorro e gato

-Não utilize remédios sem a autorização de um veterinário

- Não use tecido na gaiola,pois ele pode roer e engolir fiapos


Dúvidas???Pergunte! =D


Cuide bem dele e boa sorte!!

segunda-feira, 28 de março de 2011

O que seu Hamster precisa

Seu hamster precisa de algumas coisas para viver bem,pois ele depende de você!Então cuide dele e jamais maltrate nenhum animalzinho inocente e indefeso.


Gaiola


Precisa ter no mínimo 2 andares e que seja bem espaçosa!



Esses modelos de gaiola de grades custam em média 50 reais.São muito boas,ventiladas e espaçosas.Recomendo forras os andares e a rodinha com um pedaço de papelão,pois o hamster pode quebrar a pata se pisar entre os vãos da grade.Não se preocupe com a aparência da gaiola,e sim com a felicidade do seu hamster.

Há quem queira uma gaiola Habitrail pro seu hamster.Não faça isso!Habitrails são extremamente apertadas e abafadas(podem matar seu hamster de calor).Habitrail é uma marca de gaiolas de acrílico,extremamente caras.Essas gaiolas só têm beleza mesmo.Não recomendo.

Você pode criar seu hamster em um aquário,que seja grande.O único problema é para limpar,pois o aquário é beeeem pesado.

Serragem/Areia de gato

Você pode escolher o que quer usar como forragem da gaiola,o que não pode é deixar seu hamster sem.Você pode usar um dos dois ou os dois juntos(mais higiênico e recomendado),colocando uma camada de areia de gato e por cima uma camada de serragem.

A serragem deve ser de uma marca de qualidade.Não compre se a serragem tiver muito pó,ou você terá o trabalho de peneirar toda a serragem pra tirar o pó,que pode causar alergia no seu hamster.Observe também se a serragem está nova,sem mofo ou bichinhos.Caso seu hamster tenha queda de pêlos,suspenda o uso da serragem e troque por outra marca ou use papel higiênico picado até que seu hamster melhore.

A areia de gato deve ser neutra(sem cheiro) e feita somente de argila smectita.E na embalagem deve informar que é indicado para pequenos roedores.

Comedouro

Pode ser de plástico ou de ferro.


Bebedouro


Esse item não pode faltar.Deve ser do estilo ''mamadeira''.Não coloque nenhum potinho de água pro seu hamster,pois ele pode se molhar,ou se for muito filhote pode até se afogar!


Rodinha

É um item indispensável.Hamsters necessitam da rodinha para correr e se exercitar,senão ele terá diversos problemas.A rodinha pode ser de ferro ou de plástico(mais recomendada).Se optar pela rodinha de ferro,cubra-a com um papelão pra ele não quebrar a patinha.Mas não deixe seu hamster sem.Também compre uma casinha pro seu hamster dormir,eles adoram!!=D



Boa sorte!!



Hamster:O que é?



  • Hamster são pequenos mamíferos roedores,dotados de bolsas na bochecha e cauda muito pequena.São encontrados na África,Ásia e Europa



  • Características:

  • Possuem dentes incisivos que estão sempre em crescimento,por isso,o Hamster sempre está a roer alguma coisa para desgastá-los.

  • -Seu tempo médio de vida é de 2 anos e meio,se criado em casa.No Habitat,normalmente não passa do primeiro ano de vida.

  • -No habitat,os hamsters habitam tocas que são formadas pelo ''quarto'' principal,no qual há vários túneos que seguem para outros ''quartos'' nos quais são armazenados comida.

  • -Hamsters são noturnos,ou seja,dorme durante o dia,e são bastante ativos de noite

  • -Possuem um excelente olfato e audição,porém,enxergam muito mal.



  • *Espécies mais comuns:



  • -Sírios:É o hamster mais comum,e também o maior,cujo comprimento médio é de 15 cm.Possui uma grande variedade de cores,diferente das outras espécies de hamsters.As cores mais comuns são dourado,marrom,preto,laranja,branco e branco com preto.Existem os sírios angorás,que têm uma pelagem mais comprida,e o teddy bear,que tem a pelagem mais curta.O tempo de gestação é de duas semanas,e pode nascer entre 4 a 8 filhotes.As fêmeas normalmente são maiores e mais agressivas que o macho.Nunca deve-se ter mais de um sírio por gaiola,pois ele são muito territorialistas,e uma briga pode causar a morte.O hamster possui bolsas nas bochechas que armazenam uma enorme quantidade de comida.




  • Anão-Russo:É uma espécie bem menor que o sírio.São um pouco mais agressivos que o sírios,e não gostam muito de ser pego na mão.Também possuem bolsas na bochecha e seu tempo de vida também é de 2 anos e meio.São erroneamente chamados de Hamster Chinês nos pet shops.Sua pelagem normal é branca na barriga,cinza e uma listra preta que vai do focinho ao rabo.Existem 2 tipos de anão russo:O Campbell,que tem uma cor mais amarronzada,o corpo roliço e é raro um campbell puro no Brasil.O Winter-White é o outro tipo de anão.Sua pelagem é mais acinzentada e é comum que sua pelagem fique branca no inverno,por isso o nome ''winter-white'',que significa ''branco invernal''.Esse tipo é mais comum que o Campbell.A mistura desses dois tipos chama-se ''híbridos'' e possuem a característica dos dois,porém,sua pelagem é cor de caramelo.Nem todos os winter-white ficam brancos no inverno,já que no Brasil,o clima não é tão frio como na Europa.O anão russo pode viver bem juntos,porém,eles devem se conhecer antes dos três meses de vida!Mas há casos que não dá certo,e uma briga pode levar a morte de um deles.




  • Roborovski:Essa espécie é muito dócil!Vivem muito bem juntos e são hiper mansos.O tamanho de um adulto é de 5 cm!São muito rápidos,quase ninguém consegue pegá-lo.Não existe essa espécie no Brasil,infelizmente.Ele é tão pequeno,que pode passar pelas grades de uma gaiola,então ele deve ser criado em aquários.